terça-feira, 26 de julho de 2011

Viagem Medieval, no Recanto dos Infantes

"A USF Terras de Santa Maria vai estar presente em conjunto com a Associação Milagre de vida na próxima Viagem Medieval, no Recanto dos Infantes, com conselheiras da Amamentação para partilhar saberes e experiências". “ Promover o Aleitamento Materno na recriação da Idade Média”

"A importancia da amamentação vai para além da mera troca de elementos nutricionais entre a mãe e o seu filho.

O acto de amamentar é também uma relação humana herdada culturalmente, influenciada pela familia e submetida ao meio social, inserindo uma complexidade própria que transcende o aspecto nutricional e ultrapassa a díada Mãe-filho.

A próxima edição da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira recria o reinado de D. Afonso Henriques, o nosso primeiro rei, que viveu em plena Idade Média. As mulheres deste período tiveram a vantagem de viverem uma cultura particularmente encorajadora da amamentação e com “nutrizes” (amas-de-leite) experientes que prestavam ajuda à nova mãe. Desta época resssalta-se o distanciamento que existia entre a mãe biológica e a criança e a forte ligação desta às amas-de leite pelos fortes vínculos emocionais que o processo estabelecia"

"Amamentar um acto de amor" encontra todo o artigo aqui ou no Jornal Terras da Feira

Sem comentários: